aMule Forum

Please login or register.

Login with username, password and session length
Advanced search  

News:

We're back! (IN POG FORM)

Author Topic: Portas no amule...  (Read 6104 times)

mckee

• Approved Newbie
  • *
Portas no amule...
« on: May 04, 2005, 02:51:35 AM »

Boas, o meu problema é o seguinte:
O meu ISP faz traffic shaping, que é basicamente dar prioridade a certas portas... Ora bem eu para conseguir fazer downloads/uploads decentes tenho de usar portas abaixo de 30(tcp), o problema é que o amule não deixa por portas abaixo de 80. ;( Já é possivel usalas com a versão final, que acabou de sair? Ou está previsto para uma release futura? Se não, existe alguma maneira de dar a volta?
Ainda nao utilizo linux por definição porque dependo muito do emule...
Cumprimentos
« Last Edit: May 04, 2005, 02:52:09 AM by mckee »

geeko

• Full Member
    • http://geeko.planetaclix.pt
Re: Portas no amule...
« Reply #1 on: May 04, 2005, 02:08:29 PM »

mckee,

so podes usar 1a porta abaixo dos 1024 como root, o k n e' aconselhavel fazer por motivos de seguranca :D

lembra-te k com o amule (k e' 1 grande cliente)  nao vais precisas de usar o emule :D :D

fica bem
geeko

mckee

• Approved Newbie
  • *
« Reply #2 on: May 04, 2005, 07:08:00 PM »

Não percebi muito bem o teu post, de qualquer das maneiras, sem tar em root consigo por a porta tcp até 80, a udp é que não desce mais que 1024(que me é indifrente).
Sendo o amule baseado no emule, não percebo porque é que bloquiaram as portas... e não deixam utilizar uma qualquer porta ao nosso gosto(como no emule).
Com ou sem amule, parece que tenho de continuar a usar o emule, porque falta este pequeno detalhe, que me é muito util... X(
tanks anyway.

geeko

• Full Member
« Reply #3 on: May 04, 2005, 08:07:08 PM »

eheh,

vou tentar explicar melhor :D

Os ports de 0 a 1023, tb chamados de "privileged ports", em linux requerem privilegios de root para os abrir(listening). Nota, isto e' diferente do k connectar ao port!!

E' por esta razao k nao consegues usar os ports <1024 se nao fores root e nada tem haver com o facto do amule ser baseado no emule( tb nao e' completamente certo :D o amule e' baseado no xmule k por sua vez foi baseado no lmule k por sua vez, este sim, baseado no emule eheeheh :D :D )  --- agora, se mm como root nao os conseguires manipular isso ja e' outra conversa :)

So como nota, os ports de 1024 a 65535 nao precisam de privilegios de root para serem usado (unprivleged ports)

Fica bem,
geeko
« Last Edit: May 04, 2005, 08:31:41 PM by geeko »

mckee

• Approved Newbie
  • *
« Reply #4 on: May 05, 2005, 02:09:26 AM »

Desde já obrigado pela paciencia.  :]
Então é possivel abrir o amule como root, por as portas que mais me convem, que ele vai aceitalas, certo? Depois disso para as usar preciso de abrir sempre como root, ou basta abrir normalmente que ele continua a utilizalas?

"(...)o k n e' aconselhavel fazer por motivos de seguranca"
Se for o caso de ter de abrir sempre o amule como root, não posso minimizar essa insegurança instalando uma firewall?
È que não tenho outra alternativa o amule simplemente não "anda" sem as portas que pretendo. :(

Já agora... mesmo instalando o emule(via wine), a historia repete-se certo? Isto é tb tenho de abrir como root para poder usar portas abaixo de 1024.

"Os ports de 0 a 1023, tb chamados de "privileged ports", em linux requerem privilegios de root para os abrir(listening)."
Porexemplo a porta por definição de http é a 80(se não estou enganado), quando abro o browser para navegar, não abro como root e mesmo assim consigo aceder ao conteudo da web, então este caso é uma expção, correcto?

Fica bem

geeko

• Full Member
« Reply #5 on: May 05, 2005, 02:12:52 PM »

Então é possivel abrir o amule como root, por as portas que mais me convem, que ele vai aceitalas, certo? Depois disso para as usar preciso de abrir sempre como root, ou basta abrir normalmente que ele continua a utilizalas?

Sim, sempre que quiseres usar portas abaixo dos 1024... so como root (ou privilegios de root)

Já agora... mesmo instalando o emule(via wine), a historia repete-se certo? Isto é tb tenho de abrir como root para poder usar portas abaixo de 1024.

Por acaso nc experimentei correr o emule usando o wine :D .... Sim a mm coisa

"Os ports de 0 a 1023, tb chamados de "privileged ports", em linux requerem privilegios de root para os abrir(listening)."
Porexemplo a porta por definição de http é a 80(se não estou enganado), quando abro o browser para navegar, não abro como root e mesmo assim consigo aceder ao conteudo da web, então este caso é uma expção, correcto?

Resposta> "(...) Nota, isto e' diferente do k connectar ao port!!"

Fica bem
geeko
« Last Edit: May 05, 2005, 02:16:15 PM by geeko »

mckee

• Approved Newbie
  • *
« Reply #6 on: May 05, 2005, 04:15:14 PM »

Ok, parece que as duvidas foram todas tiradas.  :D
Agora não tenho possibilidade de exprimentar, mas quando chegar a casa exprimento e depois digo qq coisa.

Cumps

mckee

• Approved Newbie
  • *
« Reply #7 on: May 08, 2005, 05:00:20 PM »

Já estive a exprimentar, e mesmo como root não deixa utilizar uma porta inferior a 80(tcp) e 1024(udp).  ;(
Corri o amule a partir da consola, primeiro "sudo amule" e depois(como não deu) "su" e de seguida amule, que tb não deu.
Parece que é mesmo uma limitação do amule, vou tentar instalar o wine e instalar o emule para ver se consigo.
Não existe nenhum membro da equipa do amule que seja portugues/brasileiro, que me possa confirmar, se é mesmo uma limitação do amule?

phoenix

• Evil respawning bird from aMule Dev Team
  • Developer
  • Hero Member
  • The last shadow you'll ever see
« Reply #8 on: May 08, 2005, 07:25:43 PM »

mckee,

Não tem nenhuma limitação no aMule quanto a isso. Se você entrar como root você pode dar listen na porta que você quiser. Só que não é muito saudável rodar qualquer programa como root. Mas se você quiser, não é o aMule que vai te impedir.

Pra testar se o problema não é outro, instale o nc (net cat) no teu sistema, e faça
$ nc -l -p 81
Can't grab 0.0.0.0:81 with bind : Permission denied
$ su
# nc -l -p 81

Como você pode ver, a porta 81 não está disponível ao usuário normal. Se esta sequência funcionar com o usuário que você estiver usando para rodar o aMule, não deve haver problemas para o aMule usar a porta.

Abraços,
Phoenix.